Uma camiseta estonada ( camiseta gasta), segue a mesma ideia dos processos de lavanderia dos jeans, porém com os recursos adequados a malha, que é um tipo de tecido mais delicado.
Para chegar ao resultado de uma camiseta estonada, são usados processos físicos e quimicos abrasivos. A camiseta recebe a tintura e depois passa pelo processo de abrasão suave, em que as camisetas são colocadas em um tambor industrial e batidas com amaciante para dar um toque macio e um cheiro de roupa nova. Essa combinação de tintura, o processo de abrasão e o amaciamento, resultam em uma peça super confortável, com aspecto envelhecido, com o toque macio e odor muito agradável.
Se lavada conforme as especificações, vai durar como uma camiseta comum ou mais e não desbotará. (Usar sabão neutro, não deixar de molho, não usar alvejante, não lavar com água quente, se a peça estiver molhada de suor, espere secar para poder lavar, não esfregar apenas em um ponto para tirar manchas. O processo estonado deixa a cor mais sensível a fricção, se esfregar em um ponto da peça, nesse ponto desbotará mais do que o restante da peça. Dependendo do desodorante usado, se a peça estiver molhada de suor e sofrer fricção pelo movimento dos braços, pode causar uma reação química e desbotar ou manchar a peça nas axilas.
Como a Camiseta já passa por uma lavagem bruta, se faz necessário uma costura reforçada e malha de boa qualidade para resistir aos processos químicos.
Este tipo de peça é perfeita para quem curte looks mais descolados e tem um estilo mais alternativo.